O café é uma bebida com muitos benefícios para a saúde. Contém uma pequena quantidade de vitaminas e minerais, e também é rico em antioxidantes. [1]
De facto, e uma vez que grande parte das pessoas do ocidente, tem um baixo consumo em vegetais e fruta, o consumo de café é onde vão buscar a maioria dos seus antioxidantes da dieta. [2,3] Para além disso o café tem muitas outros benefícios para a saúde, tal como vários estudos já demostraram. Alguns desses benefícios são: diminuição do risco de desenvolver Alzeimer, Parkinson e Diabetes tipo 2, entre muitos outros.
Aliás, por essas e outras razões é que é que já escrevi vários artigos sobre o café e a cafeína, tais como: Devo Consumir Cafeina Antes Do Treino? ; Como O Café Altera As Tuas Hormonas! ; Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura! ; Cafeina Ajuda Mesmo a Perder Gordura?
Mas, como tudo na vida, o café quando ingerido em doses exageradas faz mal à saúde..
As questões que se colocam são: A partir de que quantidade a ingestão de café é considerada exagerada? Quais os riscos que acarreta para a nossa saúde? Como é que este pode influenciar positivamente e negativamente os nossos níveis de felicidade?
Estas são algumas das questões que irei responder no artigo de hoje..