Como Desenvolver Auto-Disciplina, no Treino e Nutrição, Para o Novo Ano!

Muitas são as pessoas que entram no novo ano, cheia de objetivos para atingir, mas passado um a dois meses, esses objetivos são esquecidos e ficam por terra. Uma das razões disso acontecer é a falta de disciplina na busca dos seus objetivos. O artigo de hoje vai ajudar-te a ter a disciplina necessária para atingires os teus objetivos para uma melhor saúde e forma física. 

Continuar a Ler

Quanto Tempo Deves Descansar Entre Séries, De Acordo Com o Tipo de Treino?

Antes de responder a esta questão, há várias coisas que é preciso ter em conta.

Primeiro, é importante diferenciar os diferentes tipos de treino (se é um treino intervalado de alta intensidade, ou um treino em circuito, ou um treino de força pura, ou hipertrofia ou definição muscular) e depois analisar os sistemas energéticos envolvidos em cada um dos treinos.

Tendo em conta o tipo de treino que fazes, os sistemas energéticos, variam, por isso também os descansos. É sobre isso que vamos falar hoje, sobre como fazer os descansos entre séries, consoante o tipo de treino que fazes. 

Continuar a Ler

O Que a Maca Pode Fazer Por Ti!

A planta maca, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, também apelidada de ginseng peruano. Ela cresce principalmente nos Andes da região central do Peru, em condições adversas e em altitudes muito elevadas - acima dos 4.000 metros.

A Maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado com brócolos, couve-flor, repolho e couve. Possui uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru. [1]

A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo.  

A raiz de maca é geralmente seca e consumida em pó, mas também está disponível em cápsulas e como extrato líquido. Eu prefiro em pó, porque em termos de preço qualidade é a que considero mais vantajoso. 

É importante notar que a pesquisa com Maca ainda está num estado inicial, por isso acredito que ainda há muito a descobrir sobre ela. 

Existem no entanto vários benefícios já associados à ingestão da raíz de Maca que são os seguintes....

Continuar a Ler

Melhora o Teu Rendimento Desportivo e Saúde com a Dieta Vertical!

A dieta vertical tem dois níveis: o micro e o macro.

É uma estrutura nutricional baseada na melhoria do desempenho desportivo que começa com uma base sólida de micronutrientes altamente biodisponíveis. "Isso suporta uma estrutura de macronutrientes facilmente digeríveis que podem ser ajustados especificamente para atender às necessidades do corpo.

A dieta recebe o nome de sua estrutura vertical, que se parece muito com um T maiúsculo de cabeça para baixo. A base horizontal do modelo prioriza alimentos ricos em nutrientes, como:

1. Frutas frescas
2. Nozes
3. Vegetais (cenouras e pimentões são bastante proeminentes)
4. Iogurte
5. Espinafre
6. Ovos inteiros
7. Caldo de osso (Tem excelentes propriedades nutritivas)
8. Peixes ricos em gordura como o salmão
9. Batata doce

Continuar a Ler

Será o Caldo de Osso, Um Super Alimento?

O caldo de osso é a nova tendência no mundo da saúde e do bem-estar. 

O caldo de osso é um super alimento antigo com benefícios reais para a saúde moderna. Em algumas culturas, o caldo de ossos continua a ser um alimento básico para o jantar, para saborear junto com uma refeição ou como parte de um café da manhã que aumenta a vitalidade.[1]

A ascensão à fama, do caldo de osso, nos últimos anos, começou com a tendência da dieta paleo, que segue uma forma de comer que imita os tipos de alimentos que os humanos teriam comido durante o Paleolítico (aproximadamente 2,5 milhões a 10.000 anos atrás). [2]  

Continuar a Ler

Os Riscos Desconhecidos de Beber Demasiado Café!

O café é uma bebida com muitos benefícios para a saúde. Contém uma pequena quantidade de vitaminas e minerais, e também é rico em antioxidantes. [1] 

De facto, e uma vez que grande parte das pessoas do ocidente, tem um baixo consumo em vegetais e fruta, o consumo de café é onde vão buscar a maioria dos seus antioxidantes da dieta. [2,3] Para além disso o café tem muitas outros benefícios para a saúde, tal como vários estudos já demostraram. Alguns desses benefícios são: diminuição do risco de desenvolver Alzeimer, Parkinson e Diabetes tipo 2, entre muitos outros. 

Aliás, por essas e outras razões é que é que já escrevi vários artigos sobre o café e a cafeína, tais como: Devo Consumir Cafeina Antes Do Treino? ; Como O Café Altera As Tuas Hormonas! ; Café Ingerido Com Hidratos Faz Acumular Gordura! ; Cafeina Ajuda Mesmo a Perder Gordura?

Mas, como tudo na vida, o café quando ingerido em doses exageradas faz mal à saúde.. 

As questões que se colocam são: A partir de que quantidade a ingestão de café é considerada exagerada? Quais os riscos que acarreta para a nossa saúde? Como é que este pode influenciar positivamente e negativamente os nossos níveis de felicidade?  

Estas são algumas das questões que irei responder no artigo de hoje.. 

Continuar a Ler
1 2 3 17
>