Será o Caldo de Osso, Um Super Alimento?

O caldo de osso é a nova tendência no mundo da saúde e do bem-estar. 

O caldo de osso é um super alimento antigo com benefícios reais para a saúde moderna. Em algumas culturas, o caldo de ossos continua a ser um alimento básico para o jantar, para saborear junto com uma refeição ou como parte de um café da manhã que aumenta a vitalidade.[1]

A ascensão à fama, do caldo de osso, nos últimos anos, começou com a tendência da dieta paleo, que segue uma forma de comer que imita os tipos de alimentos que os humanos teriam comido durante o Paleolítico (aproximadamente 2,5 milhões a 10.000 anos atrás). [2]  

More...

Além do caldo de osso ter um sabor muito bom, a sua grande qualidade está nos benefícios que traz para a saúde. Este é feito com ossos de animais  e cozido por um longo tempo - geralmente entre 12 e 48 horas - para dar aos ossos tempo suficiente para libertar os seus nutrientes. 

Deves estar a pensar: "12 a 48 horas? Isso não é para mim.." Vou-te ser sincero, isso também não funciona comigo 🙂 Mas existem outras soluções de caldo de osso mais cómodas e igualmente boas que irei partilhar mais à frente contigo. Agora o importante é perceberes os verdadeiros benefícios do caldo de osso..

O que há no caldo de osso que é assim tão importante?


O caldo de ossos contém vários nutrientes que são libertados dos ossos durante o longo processo de cozedura, incluindo vitaminas, minerais e aminoácidos.

O tipo de osso usado para o caldo e a preparação afetará o valor nutricional do caldo de osso resultante, mas os caldos de osso geralmente contêm quantidades variadas de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e oligoelementos.[3] 

Os ossos também contêm colagénio, o tipo de proteína mais abundante no corpo, e com ele uma ampla variedade de aminoácidos.

A medula contém vitaminas e minerais adicionais, incluindo vitamina A, vitamina K-2, boro, ferro, zinco e ácidos gordos essenciais, e o tecido conjuntivo contém glucosamina e condroitina. [3] Ossos de várias fontes podem conter nutrientes específicos exclusivos de sua fonte.

OFERTA: 10 Estratégias Para Queimar Mais Gordura! 

Coloca o teu nome e email em baixo, para receber o guia, com estratégias eficientes e cientificamente comprovadas para queimar mais gordura e ficar com abdominal definido!

Aqui está uma lista rápida dos tipos mais comuns de caldo:

Caldo de osso de bife - Contém proteínas e minerais, incluindo cálcio, magnésio, fósforo e enxofre, e também pode conter CLA (ácido linoleico conjugado), um tipo de ácido gordo.

Caldo de osso de galinha - contém proteínas, vitaminas e minerais. O caldo de galinha feito com pés de galinha contém mais gelatina do que o caldo de galinha feito sem pés de galinha, logo mais colagénio. [4]

Caldo de peixe - como outros caldos, o caldo de peixe geralmente contém proteínas, vitaminas e minerais, mas também pode conter iodo. [3]

Quais são os benefícios do caldo de osso?

Todas essas vitaminas, minerais e aminoácidos são as fontes dos benefícios do caldo de osso, e a variedade de nutrientes confere também uma variedade igualmente ampla de benefícios.

Aqui está uma lista de benefícios populares do caldo de osso:

Combate a inflamação: Os aminoácidos encontrados no caldo de osso, incluindo glicina e arginina, têm fortes efeitos anti-inflamatórios.[14] 

Ossos mais fortes:  o colagénio desempenha um papel importante na saúde dos ossos. O caldo também contém magnésio, potássio e cálcio o que ajuda a melhorar a saúde dos ossos, uma vez que esses minerais contribuem para a saúde óssea.[10,11]

Articulações mais Saudáveis: Glucosamina e condroitina encontradas no caldo ósseo são nutrientes populares usados para apoiar a saúde das articulações. Estudos mostram que a glucosamina e a condroitina podem melhorar o conforto das articulações e ajudar a minimizar a degradação da cartilagem relacionada com a idade.[8,9]

Melhoria da digestão: Aminoácidos e gelatina no caldo ósseo podem ajudar a equilibrar o intestino, ajudar na digestão e apoiar um trato gastrointestinal mais saudável.[12,13]

Pele mais saudável:  o colágeno do caldo ósseo pode promover a saúde da pele. Um estudo de 8 semanas sobre os efeitos da suplementação de colagénio na pele revelou melhor hidratação da pele e melhor densidade de colagénio na pele. [5]

Cabelos e unhas mais saudáveis: o colagénio é proteína e a proteína é um bloco de construção do cabelo e das unhas. Obter proteína suficiente na dieta auxilia no crescimento do cabelo e das unhas.[6,7] E a suplementação com colagénio pode aumentar o crescimento das unhas até 12%, além de reduzir a quebra. [7]

Acompanhamento de treino e nutrição personalizados

Gostarias de ter um acompanhamento de treino e nutrição que te garante os resultados que procuras? Com o meu programa de Coaching Online, tens tudo o que precisas para ter sucesso. Recebes planos de treino e aconselhamento alimentar personalizado, de acordo com os teus objectivos e necessidades, acesso a uma plataforma online, onde tens conteúdo exclusivo e regular, como artigos, receitas saudáveis, vídeos exclusivos e muito mais....Carregue Aqui para Saber Mais!

Como fazer o caldo de osso?

Fazer caldo de osso é muito simples. Tudo que realmente precisas é de uma panela grande, água, vinagre e ossos. Para começar, aqui está uma receita fácil que podes seguir:

Ingredientes:

4 litros de água
2 colheres de sopa (30 ml) de vinagre de maçã
1–2 kg de ossos de animais
Sal e pimenta a gosto

Instruções:

Coloca todos os ingredientes numa panela grande.  Leva a ferver e deixa cozinhar durante12–24 horas. Quanto mais tempo cozinhar, melhor será o sabor e mais nutritivo será. Deixa o caldo arrefecer. Coa para um recipiente grande e descarta os sólidos.

Para fazer o caldo mais nutritivo, é melhor usar uma variedade de ossos - ossos da medula, rabo de boi, nós dos dedos e pés. Podes até misturar e combinar ossos no mesmo lote.

Adicionar vinagre é importante porque ajuda a extrair todos os nutrientes dos ossos e colocá-los na água, que é o que irás consumir. Podes também adicionar vegetais, ervas ou especiarias ao caldo, para realçar o sabor. 

Soluções mais cómodas

Esta é a altura que dizes: "Isso é que é falar Ricardo".  

Pois se és como eu, que não quer deixar uma sopa a cozinhar durante pelo menos 12 horas, então aqui tens as várias soluções: 

O Veredito

Melhor sabor e textura geral: caldo líquido fresco

Mais económico: Normalmente, os pós são mais baratos em média, mas o preço varia amplamente de marca para marca

O vencedor devido a um equilíbrio entre Preço/ Qualidade/Comodidade:  Caldo de osso concentrado. 

Como usar o caldo de osso

A forma como ingeres o caldo, depende muito da tu preferência. Podes misturar o caldo na tua soma, podes usar como bebida, ou juntar ás tuas refeições. Fica ao teu critério, a forma como usas o caldo, o importante é entrar dentro do teu organismo, agora como, és tu que escolhes 🙂 

PS: Respondendo ao título do artigo - Será o Caldo de Osso um Super Alimento? - Sim, sem dúvida que o caldo é um super alimento 🙂 

Referências Bibliográficas:

1 Bones, Broth, Bliss. The New York Times. https://www.nytimes.com/2015/01/07/dining/bone-broth-evolves-from-prehistoric-food-to-paleo-drink.html (Accessed 12/10/2018)

2 The Paleo Diet: What is it and why is it so popular? https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/paleo-diet/art-20111182 (Accessed 12/07/2018)

3 Bone Broth: How to Make It and 6 Reasons Why You Should. Healthline. https://www.healthline.com/nutrition/bone-broth#section4 (Accessed 12/07/2018)

4 How to Make Bone Broth. Wellness Mama. https://wellnessmama.com/5888/bone-broth/ (Accessed 12/31/2018)

5 The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo-controlled clinical trials. PubMed. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26362110 (Accessed 12/07/2018)

6 Foods for Hair Growth. Healthline. https://www.healthline.com/nutrition/foods-for-hair-growth#section1 (Accessed 12/07/2018)

7 Collagen supplements may boost nail growth and appearance: Human data. NutraIngredients USA. https://www.nutraingredients-usa.com/Article/2017/08/16/Collagen-supplements-may-boost-nail-growth-and-appearance-Human-data# (Accessed 12/07/2018)

8 Glucosamine Sulfate.MedlinePlus. https://medlineplus.gov/druginfo/natural/807.html (Accessed 12/10/2018)

9 Glucosamine. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-glucosamine/art-20362874 (Accessed 12/10/2018)

10 Specific Collagen Peptides Improve Bone Mineral Density and Bone Markers in Postmenopausal Women—A Randomized Controlled Study. US National Library of Medicine. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5793325/ (Accessed 12/10/2018)

11 Minerals for Bone Health. American Bone Health. https://americanbonehealth.org/nutrition/minerals-for-bone-health/ (Accessed 12/10/2018)

12 Stimulation of gastric acid secreted by glycine and related oligopeptides in humans. PubMed. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7065145 (Accessed 12/10/2018)

13 Gelatin tannate reduces the proinflammatory effects of lipopolysaccharide in human intestinal epithelial cells. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3358810/ (Accessed 12/10/2018)

14. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12589194/

    Ricardo Vidal
     

    Olá, eu sou o Ricardo Vidal, criador do LisboaFIT e sou um apaixonado por treino e nutrição. Eu acredito que todas as pessoas podem atingir o corpo dos seus sonhos, desde que orientadas no caminho certo. É isso que faço com este blog e com o meu programa de coaching online.

    >